Asfalto

Topo
Asfalto

Asfalto

Dicionário Capão traduz as gírias dos Racionais

Sté Reis

28/05/2019 16h19

"Preza", definida pelo dicionário do Capão como "presença, influência, estima, respeito"

Recém-criada no Instagram, a página Dicionário Capão está combinando dois alicerces importantes da cultura de rua: a tag e a palavra, para traduzir as principais gírias nas músicas dos Racionais MC's. A banda anunciou em 2019 uma turnê para comemorar 30 anos de história na música. 

"Três décadas traduzindo a realidade de milhões. Um marco que não pode passar batido. Daria um livro. Ou melhor, um dicionário", explicam sobre o misterioso projeto. "Só assim pra explicar, palavra por palavra, porque os Racionais são referência. Um jeito didático de mostrar como a mensagem dos caras continua f***." 

Para ilustrar cada palavra, o projeto convida um pixador diferente, o que também mostra como é vasta e única a tipografia de rua paulistana. Veja algumas das descrições abaixo. E aproveita pra passar no meu Dicionário do Maloqueirês Paulistano, em que falo um pouco sobre as diferentes vertentes do dialeto urbano.

Sobre a autora

Nascida e criada na periferia de São Paulo, Sté Reis estudou Jornalismo na São Judas e desde então escreve sobre sua relação com as ruas da capital. Se especializou em cultura underground, música e feminismo, foi repórter em UOL Entretenimento e tem textos publicados no Zona Punk, Youpix, Brainstorm9, Deepbeep, Rolling Stone, MTV e Facebook Brasil. É assistente de conteúdo do DJ Marky, do rapper Projota, e compartilha seus achados no Malaguetas, há mais de dez anos no ar.

Sobre o blog

Histórias de quem ocupa a cidade e dicas de intervenções urbanas, música, cultura pop e esportes de rua para quem encara o asfalto de São Paulo e busca novas formas de viver a capital.

Asfalto