Topo

Asfalto

Batida Clássica apresenta versões eruditas para hits do funk carioca

Sté Reis

05/01/2019 13h19

Luiz Carlos Justino e os amigos Jorge Gerônimo Junior e Gabriel Pereira da Silva fizeram uma versão de "Tu Ta Na Gaiola", funk do MC Kevin o Chris, para Mozart nenhum botar defeito. A batida ganhou arranjo de contrabaixo, violino e violoncelo e ganhou a internet. Só no Facebook, já contabiliza 1.6M de visualizações e já tem até seguidor pedindo versão pro casamento.

Os três músicos fazem parte da ONG Orquestra de Cordas da Grota, da periferia de Niterói. Depois do sucesso da primeira publicação, eles abriram o canal Batida Clássica, onde têm publicado novas adaptações de hits atuais do funk carioca. Entre elas, "A Gente Brigou", do MC Don Juan e "Baile da Penha Sempre Lotado", também do Kevin.

Essa matéria do Kondzilla me lembrou outro projeto muito legal do Rio que acompanho há algum tempo no Instagram, o Favelagrafia. O projeto reúne cliques de nove fotógrafos e moradores dos bairros Complexo do Alemão, Santa Marta, Morro dos Prazeres, Cantagalo, Babilônia, Morro da Mineira, Borel, Rocinha e Providência. A ideia é apresentar a favela do ponto de uma forma não estereotipada.

Foto de @anderson.valentim.948, "Alvorada lá no morro 3D"

O "hit" de Anderson é a primeira foto da série Alvorada no Morro, essa aqui embaixo, que já rodou o mundo e continua repercutindo mesmo um ano depois da publicação da imagem.

Série de Anderson Valentim parte do projeto "Favelagrafia" (Instagram / Favelagrafia)

Quem disse que a favela não pode ser classuda?

Sobre a autora

Nascida e criada na periferia de São Paulo, Sté Reis estudou Jornalismo na São Judas e desde então escreve sobre sua relação com as ruas da capital. Se especializou em cultura underground, música e feminismo, foi repórter em UOL Entretenimento e tem textos publicados no Zona Punk, Youpix, Brainstorm9, Deepbeep, Rolling Stone, MTV e Facebook Brasil. É assistente de conteúdo do DJ Marky, do rapper Projota, e compartilha seus achados no Malaguetas, há mais de dez anos no ar.

Sobre o blog

Histórias de quem ocupa a cidade e dicas de intervenções urbanas, música, cultura pop e esportes de rua para quem encara o asfalto de São Paulo e busca novas formas de viver a capital.

Asfalto