Topo

Asfalto

Rolês de skate e surf pra curtir o litoral de São Paulo como um caiçara

Sté Reis

21/12/2018 20h10

Se você também não tem planos de ficar horas fritando no sol embaixo de uma barraca, separei algumas dicas pra curtir o verão na praia com um pouco mais de emoção. As praias do Guarujá, Maresias e Ubatuba já são famosas por reservar as melhores ondas, mas elas contam também com skate parks e bowls pra tirar qualquer um da inércia.

GUARUJÁ

Curvão Surf House, no Guarujá (Divulgação / Facebook)

Curvão Surf House

Morei um ano no Guarujá e posso dizer que as pistas por lá andam bem abandonadas. Mas, um pico muito legal pra matar a saudade das quatro rodinhas é o Curvão Surf House, além das aulas de surf, tem mini ramp e ótimas festas e feirinhas de marcas de street locais.

Praia do Tombo e Pitangueiras

Um rolê massa que eu fazia era remar pelas ruas paralelas da Enseada até a Praia das Pitangueiras ou a Praia do Tombo, ambas conhecidas por serem favoritas entre os surfistas. As ciclovias e as calçadas são péssimas inclusive pra bikes, mas a noite e em dias mais calmos dá pra remar pela rua de boa para curtir o pôr do sol ou pegar uma onda.

SANTOS

Vista aérea da pista no Quebra Mar (Reprodução / Waves)

Pista Alexandre Magno Abrão

Se o Guarujá tem as melhores praias pra surfar na Baixada, Santos é parada obrigatória pras quatro rodinhas. Então, nem tem o que dizer, né? Além de ter ciclovias muito bem conservadas, tem a pista da Palmares, que fica sempre lotada a noite, então a dica é acordar cedo pro rolê.

A maior delas é o skate park que leva o nome do eterno vocalista do CBJR, no canal cinco. Com uma vista linda da praia e do monumento da Tomie Ohtake de frente pro mar. Vale dizer que a balsa Guarujá, Santos, São Vicente é super baratinha, o preço de uma passagem de busão, então rola cruzar as três praias de boa com algum tempo.

MARESIAS / SÃO SEBASTIÃO

Bowl de Maresias (Reprodução / Cemporcento Skate)

Maresias têm um bowl na Rod. Gov. Mario Covas, 11620, e é um pico muito legal pra quando o mar tá flat. Mas, vale a pena lembrar que o município de São Sebastião é o que tem o maior número de pistas de skate do litoral. São nove ao todo com áreas para quem quer praticar street. Busque nas praias Baraqueçaba, Boiçucanga, Barra do Una, Pontal da Cruz , Praça da Rua da Praia, Costa sul e Itatinga. 

CARAGUÁ / UBATUBA

Brotherhood Skate & BBQ (Reprodução / FB)

A praia de Caraguatatuba tem um skate park equipadíssimo na Praia do Centro, cheia de bares e restaurantes pra sair da session e já dar aquela refrescada. Em Ubatuba, capital do surf do Brasil, a pista também fica na praça do centro, na Praia do Cruzeiro. Outro pico que conheci recentemente é o Brotherhood Skate & Barbecue, ambiente mara pra crianças e tomar umas brejas.

RIO DE JANEIRO

O Brasil tem virado rota obrigatória para os grandes eventos de skate, geralmente centralizados nos Estados Unidos e Califórnia. Depois da etapa do Vans Park Series em São Paulo (escrevi sobre aqui), é a vez da SLS (Street League Skateboarding), que premia os melhores skatistas do mundo na modalidade street, chegar ao país.

Pra quem vai curtir o verão no Rio, vale a pena salvar os dias 12 e 13 de janeiro, quando as semifinais do campeonato rolam na Barra da Tijuca com vários brasileiros correndo. Entre eles, está a Rayssa Leal, a fadinha do skate, escrevi sobre ela aqui no Asfalto, Karen Feitosa, Pamela Rosa e Kevin Hoefler.

Bom Natal e bom rolê!

Sobre a autora

Nascida e criada na periferia de São Paulo, Sté Reis estudou Jornalismo na São Judas e desde então escreve sobre sua relação com as ruas da capital. Se especializou em cultura underground, música e feminismo, foi repórter em UOL Entretenimento e tem textos publicados no Zona Punk, Youpix, Brainstorm9, Deepbeep, Rolling Stone, MTV e Facebook Brasil. É assistente de conteúdo do DJ Marky, do rapper Projota, e compartilha seus achados no Malaguetas, há mais de dez anos no ar.

Sobre o blog

Histórias de quem ocupa a cidade e dicas de intervenções urbanas, música, cultura pop e esportes de rua para quem encara o asfalto de São Paulo e busca novas formas de viver a capital.

Asfalto