Suriani relembra 50 anos de Stonewall com arte na rua em Nova York
A primeira vez que conversei com Rafael Suriani, era 2015 e ele tinha acabado de expor pela primeira vez na galeria TAG, de São Paulo, os registros de lambe lambes de drags que ele espalhou pelas ruas do Brasil e do mundo com o projeto Born Naked, inspirado em uma frase icônica de Mama Ru.
Entre as escolhidas, astros do reality Ru Paul Drags Race como Milk e Adore Delano e também de suas pupilas brasileiras Gloria Groove e Pabllo Vittar. Quatro anos depois, o Born Naked cresceu e virou um livro: o Street Queens, lançado em 2018.
Depois do lançamento no Brasil, Suriani foi explorar as cenas LGBTQIA+ de Paris, Berlim, Espanha, Montreal, Estônia e de algumas cidades nos Estados Unidos.
A mais recente residência artística dele foi em Nova York, onde celebrou os 50 Anos da Revolta de Stonewall com uma arte em homenagem à ativista Martha P. Johnson e os movimentos de liberação queer que deram início ao movimento de emancipação da comunidade.
Suriani produziu um lambe inspirado em um retrato de Marsha feito por Richard Shupper em 1991. Em parceria com o artista Homo Riot, eles produziram um mural coletivo na esquina da Second Avenue. A arte também ganhou destaque na instalação e performance Bandiere Queer, organizado pela associação AnconaCrea e pela Love Pride, ligadas à parada LGBTQIA+ italiana, e que tem como bandeira a ilustração do artista brasileiro. O lambe de Suriani também ganhou destaque em uma das maiores páginas de graffiti do EUA, a Brooklyn Street Art.
Marsha foi uma importante drag e ativista trans que teve um importante papel em Stonewall e deu origem a data do Dia Mundial do Orgulho, em 28 de junho de 69. O Netflix lançou recentemente um documentário sobre ela: "A Morte e Vida de Marsha P. Johnson", que tenta desvendar sua misteriosa morte e conta um pouco das sua luta.
Para acompanhar mais sobre Suriani, segue o Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.