Cultura lowrider é tema de exposição fotográfica de Rafael Ambrosio
Mais que um cenário para clipes gangsta de Snoop Dogg e N.W.A, a cultura lowrider nasceu de um estilo de vida chicano nos Estados Unidos que ia contra os carros futuristas e velozes que Henry Ford começou a vender na década de 50. Em uma cidade que não foi feita para andar a pé e onde os preços baixos de automóveis antigos era comum, os chicanos de Los Angeles criaram uma verdadeira cultura em torno da customização do modelo Chevrolet Impala.
Pela necessidade, adaptavam motores e removiam peças para aumentar a velocidade, renovavam a pintura, e com o tempo, começaram a mostrar um pouco da personalidade mexicana na forma de dirigir, suspendendo as molas e rebaixando o carro, fazendo rappers latinos como o Cypress Hill saltarem no volante em clipes que se tornaram uma estética icônica e uma marca latina pro hip hop e a cultura pop.
No Brasil, o desbravador da cena é o Alemão, que mantém o clube Otravida, em São Paulo. No documentário abaixo, do francês Stephane Benini, ele explica que existe muito por trás do carro em si e coloca o Brasil como um espaço fértil para o desenvolvimento desse restrito, mas instigante lifestyle. Vale a pena para quem tiver curiosidade em começar a conhecer mais sobre o assunto.
Para quem torce o pescoço para ver um desses clássicos passando por aí, a dica é que a partir do próximo dia 18 de maio, o fotógrafo Rafael Ambrósio apresenta 11 registros que mostram como são algumas cenas da cultura lowrider pelo mundo com a exposição "Please Don't Touch", na Matilha Cultural, que vai até dia 8 de junho.
Aproveitando a dica, a exposição "Tríptico", que reúne os artistas de rua Caligrapixo, Senk e Sator em uma criação coletiva, ainda está aberta na Matilha até o dia 10 de maio. Três projetos de estilos diferentes, mas que encontram convergência na linguagem urbana, uma filosofia sobre as diferentes experiências dos artistas com o caos urbano e as vivências pelos muros da cidade.
VAI LÁ
Exposição "Please Don't Touch", de Rafael Ambrosio, na Matilha Cultural
Endereço: Rua Rego Freitas, 542 – República, São Paulo, SP
Abertura: 18 de maio, entre 16h e 21h
Datas de visitação: Entre 19/05 e 08/06
Horários de visitação: terça a sábado das 12h às 22h; domindo das 10h às 20h
Entrada Colaborativa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.