Topo

Asfalto

Espaços apaixonantes para quem ama zines e publicações independentes

Sté Reis

03/07/2018 15h53

São Paulo é uma verdadeira mina de novas publicações, feiras de zines, artistas e escritores para acompanhar. Nos últimos cinco anos, a capital teve um boom de editoras independentes apresentando uma nova geração de ideias e formatos de arte impressa para encher os olhos e esvaziar os bolsos. Em 2018, as novidades não param. Vem ver algumas delas.

Banca Tatuí

A Banca Tatuí também realiza pocket shows e eventos na calçada (Divulgação / Tatuí)

É inevitável passar pela Barão de Tatuí, no coração da Santa Cecília, e não parar para ver as novidades da banca queridinha do bairro. Desde 2014 atuando com espaço físico, a Tatuí recebeu no último dia 29  o prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo, destinado a iniciativas de desenvolvimento social. Além publicações fresquinhas, como "Na Outra Margem, o Leviatã", de Christiano Aguiar, e "De Novo", de Gustavo Piqueira, eles preparam a última edição da promoção dos 7×1 na editora deles, a Lote 42, no próximo dia 7 com descontos ótimos pra quem quer renovar a prateleira.

Onde: R. Barão de Tatuí, 275 – Vila Buarque
Quando: Segunda a sábado das 10hr às 18h30

Ugra Press

Espaço da Ugra é ótimo para tomar um café lendo revistas (Divulgação / Ugra Press)

Desde 2015 no número 1371 da Rua Augusta, a Ugra surgiu em 2008 com a publicação do Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas. Para conhecer a ideia da editora, vá pelo selo de revistas #UGrito, que bimestralmente escolhe um artista para estampar sua capa e histórias. Além dos nacionais, a Ugra tem no acervo quadrinhos consagrados, como "Black Hole", de Charles Burns, "Diastrofismo Urbano", de Gilbert Hernandez e "Zonzo", de Jean Cornellà.

Onde: Rua Augusta, 1371, loja 116 – térreo
Quando: Segunda a Sexta-feira das 12hr às 20hr. Sábado das 10h às 19h

Casa Plana

Novo endereço da Casa Plana fica em Pinheiros (Divulgação / Plana)

Feira pioneira de publicações independentes, a Plana tem novo endereço no bairro de Pinheiros desde maio de 2018. Além de publicações de novos autores, a Plana também oferece cursos, workshops e oficinas esporádicas sobre editoração, escrita e criatividade. A edição deste ano da feira reuniu 200 editoras e artistas independentes na Cinemateca de São Paulo. Na próxima sexta (6), eles fazem uma roda de leitura da coleção de poesias Vozes Contemporâneas.

Onde: R. Fradique Coutinho, 1139 – Pinheiros, São Paulo
Quando: Sergunda a sexta das 14h às 22h, sábado e domingo das 14h às 20h

Sê-lo 

Microloja da Sê-lo fica na Vila Madalena (Divulgação / Se-lo)

Espaço novo na Vila Madalena, a microloja da Sê-lo é focada em práticas independentes e tem um acervo de zines de fotografia e editoras incrível. Uma delas é a Bebel Books, com livros já conhecidos dos zineiros como "Suruba para Colorir" e é  "É Bom Para o Moral". Atualmente, eles estão promovendo o livro "Entrelinhas Urbanas", com 97 artistas representando seus bairros em São Paulo em imagens. Se estiver passeando pelo bairro, vale a pena passar para conhecer, o próximo evento com eles será realizado no dia 7 de julho, o Mercado Supernova.

Onde: Rua Gonçalo Afonso, 64 – Vila Madalena
Quando: De segunda a sábado, das 10h às 19h

Banca Curva

A Curva é a mais nova banca de zines no centro da cidade (Divulgação / Banca Curva)

Recém financiada em um crowdfunding, a Banca Curva funciona nos moldes da vizinha Tatuí. Atualmente está apresentando a exposição "Não Funciona", por Telma Melo, até dia 6 de agosto, trata-se de uma série de imagens que misturam anatomia do corpo humano e poesia. O espaço também recebe slam das minas e shows de jazz a tarde.

Onde: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 340 – Vila Buarque/São Paulo
Quando: Segunda a sábado das 13h às 19h

Sobre a autora

Nascida e criada na periferia de São Paulo, Sté Reis estudou Jornalismo na São Judas e desde então escreve sobre sua relação com as ruas da capital. Se especializou em cultura underground, música e feminismo, foi repórter em UOL Entretenimento e tem textos publicados no Zona Punk, Youpix, Brainstorm9, Deepbeep, Rolling Stone, MTV e Facebook Brasil. É assistente de conteúdo do DJ Marky, do rapper Projota, e compartilha seus achados no Malaguetas, há mais de dez anos no ar.

Sobre o blog

Histórias de quem ocupa a cidade e dicas de intervenções urbanas, música, cultura pop e esportes de rua para quem encara o asfalto de São Paulo e busca novas formas de viver a capital.

Asfalto