Topo

Asfalto

Nona edição do GO Skate Day será realizada neste domingo (24)

Sté Reis

19/06/2018 16h38

Go Skate Day realizado no Centro de Esportes Radicais do Bom Retiro em 2016 (Divulgação / GSD)

No próximo dia 21, é comemorado o Dia Internacional do Skate em pelo menos dez países e os skatistas paulistanos se organizam mais uma vez para o GO Skate Day, uma iniciativa com a finalidade de celebrar a cultura do skate e pedir por mais estrutura para a sua prática na cidade. O evento já reuniu 17 mil skatistas e será realizado neste domingo, 24, com saída no vão do MASP.

Nesta quinta, a nona edição passa pelos últimos trâmites de trajeto com a Polícia Militar. Dan Feitosa, um dos organizadores do Go Skate Day SP e presidente da associação homônima, diz que o impasse é o ponto de chegada, a Praça Roosevelt, pico emblemático na cena. O impedimento vem de um decreto do ex-Prefeito João Dória, que proibiu eventos no local em 2017.

No mesmo ano, o GO Skate Day foi realizado com o apoio da Prefeitura e da CET. E, na época, ficou marcado por um acidente no sentido MASP / Roosevelt com descida pela Augusta. Na ocasião, um motorista embriagado, levando a mãe para o hospital, passou o farol e avançou o carro para cima dos skatistas, que desceram a rua meia hora antes do combinado com a companhia de tráfego.

Com mais picos pra andar (veja nossa lista de pistas recém construídas e o novo skate park no Parque Cândido Portinari), a inclusão do skate nas Olimpíadas e atletas como Pedro Barros, Letícia Bufoni, Murilo Peres e Yndiara Asp fazendo nome nos campeonatos gringos, há muito se movimentando em torno das quatro rodinhas. O que pode tornar esta a maior edição.

"É um evento muito democrático, reúne milhares de skatistas todos os anos, sendo eles profissionais, amadores ou simpatizantes de diferentes idades e classes sociais", convida Dan. Para quem quiser acompanhar, vale seguir a página da GO Skate Day Brasil no Facebook.

[UPDATE] O trajeto autorizado pela CET foi da Praça da República ao Centro de Esportes Radicais do Bom Retiro. O roteiro segue pela Avenida Vieira de Carvalho, Largo do Arouche, Avenida São João, Avenida Duque de Caxias, Avenida Rio Branco, Avenida Rudge e Rua Sergio Thomas.

DATA: 24/6
HORA DE SAÍDA: 10h40
LOCAL: Praça da República

Sobre a autora

Nascida e criada na periferia de São Paulo, Sté Reis estudou Jornalismo na São Judas e desde então escreve sobre sua relação com as ruas da capital. Se especializou em cultura underground, música e feminismo, foi repórter em UOL Entretenimento e tem textos publicados no Zona Punk, Youpix, Brainstorm9, Deepbeep, Rolling Stone, MTV e Facebook Brasil. É assistente de conteúdo do DJ Marky, do rapper Projota, e compartilha seus achados no Malaguetas, há mais de dez anos no ar.

Sobre o blog

Histórias de quem ocupa a cidade e dicas de intervenções urbanas, música, cultura pop e esportes de rua para quem encara o asfalto de São Paulo e busca novas formas de viver a capital.

Asfalto